mais igrejas

CONGREGAÇÃO CRISTÃ

Congregação Cristã no Brasil, surgiu em março de 1910, fundada por Luigi Francescon, um italiano de 44 anos, dirigente de comunidades pentecostais que veio morar em São Paulo, depois de ter vivido algum tempo nos Estados Unidos.

Com o nome de Congregação Cristã esta Igreja está presente nos Estados Unidos, Europa, Japão, toda a América Latina e central, Rússia e Grécia .

Embora espalhada por todo o país, a congregação é mais numerosa na região Sudeste.


TOPO



EXÉRCITO DA SALVAÇÃO

Exército da Salvação nasceu em Londres, Inglaterra, no ano de 1865.

O seu fundador, o pastor metodista, William Booth, juntamente com a esposa Catherine, iniciou um movimento que visava atrair as pessoas para uma nova vida com Jesus.

Com a finalidade de ajudar os mais necessitados, saíam às ruas e distribuíam comida, davam banho, liam e explicavam a Palavra de Deus.

Sua forma de organização segue desde o começo a estrutura militar das tropas britânicas. Pregando nas ruas, nas portas de bares, em tendas de lona, cinemas, teatros, marchando pelas ruas, as pessoas começaram a juntar-se a este movimento, buscando uma chance para escapar dos vícios, das amarras de uma existência destrutiva.

Logo cada um queria se transformar num "soldado de Jesus", lutando contra o pecado e a degradação. Surgiram, então, os uniformes, a bandeira e os títulos, motivados pela experiência de muitos seguidores que, na verdade, eram realmente soldados e oficiais. Para se ter uma idéia, basta lembrar que eles formaram até bandas de música marcial na Inglaterra.

No Brasil, o Exército da Salvação chegou oficialmente em 1922, começando pelo Rio de Janeiro.

Hoje ele está em 38 cidades com 43 igrejas, atendendo à sociedade através de centros sociais comunitários, lares para crianças, anciãos e mães solteiras, creches, residências para estudantes, pré-escolas, clínicas médicas e dentárias, centros comunitários que atendem inclusive crianças de rua, seminário teológico e sede campestre (acampamento).

Publicam periodicamente a revista The War Cry - Brado de Querra.
.


.TOPO



IGREJA BATISTA ALIANÇA

Igreja Batista Aliança foi fundada em São Paulo, capital, no dia 16 de abril do ano 2000, pelo pastor Cláudio Gimenez.

O ministério da Aliança iniciou-se através de grupos que se reuniam para estudos bíblicos e cultos de oração. Com o passar do tempo o movimento cresceu e daí originou-se a Igreja.

Nesse mesmo ano foi fundado também o departamento de ação social, que além de distribuir roupas e alimentos, prepara as pessoas para o mercado de trabalho por meio de palestras e cursos.

Hoje a IBA apóia fortemente o ministério musical, realizando convênios com escolas para tornar acessível às comunidades o contato com a música e realiza trabalhos evangélicos junto a jovens e crianças.


TOPO



IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

Batista Independente

o começo do século XX alguns migrantes suecos chegaram no Brasil e se estabeleceram principalmente no Rio Grande do Sul. Entre eles estava Anders Anderson, membro da Igreja Batista.

Naquele tempo, observando o número de crentes, ele percebeu que muitos de seus conterrâneos estavam longe da religião.

Um dia lendo um jornal sueco, encontrou um texto maravilhoso que falava sobre a missão de ôrebro (ela enviava missionários a regiões onde o Evangelho ainda não havia chegado).

Motivado, Anders Anderson, enviou carta ao pastor João Ongman, fundador da missão e, logo em seguida, a missão de ôrebro enviou o missionário Erik Jansson.

Por isso, em 1919 foi fundada a Convenção Evangélica Batista Riograndense. Trinta anos depois, a partir de 1949, ela expandiu-se, chegando no interior e na capital do estado de São Paulo.

Em 1952, surgiu a Convenção das Igrejas Evangélicas Batistas Independentes do Brasil.

Em 1966 a entidade recebeu o nome de Convenção das Igrejas Batistas Independentes.


TOPO



CASA DE ORAÇÃO

Igreja Cristocêntrica Casa de Oração tem uma história rica e fundamentada em muito amor e fé!

Ela nasceu no dia 7 de maio de 1984, fruto de muita oração, seu iniciador e também atual presidente, não tinha a menor intenção de fundar mais uma denominação religiosa, além de saber que tal fundação, certamente, viria lhe acarretar inúmeras dificuldades, desestabilizando sua vida estável e inviabilizando algumas propostas pastorais, as quais havia recebido de outras denominações já solidificadas e estruturadas.

Sabia, portanto, que teria de enfrentar problemas tais como: um nome denominacional recente e sem credibilidade, as perseguições religiosas, as interpretações maliciosas, as quais maldosamente declaravam que tal fundação estava se dando por interesses escusos, a falta de recursos financeiros e local adequado, poucos membros etc. Porém a convicção de que era essa a vontade de Deus, levou-o a obedecer a determinação divina, a qual lhe indicava os passos a serem dados. E assim, desde o nome até as doutrinas ensinadas, tudo foi criteriosamente elaborado a partir dessa orientação divina.


TOPO



IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

JESUS SALVA - BATIZA NO ESPÍRITO SANTO - JESUS CURA! - JESUS VOLTARÁ

A Igreja do Evangelho Quadrangular, também chamada de Cruzada Nacional de Evangelização foi fundada oficialmente pela batista canadense, Aimée Semple McPherson, no dia 1 de janeiro de 1923 em Los Angeles, Estados Unidos.

Esta mulher tinha o dom da oratória. Nos anos seguintes, pregando sua mensagem, conseguiu alastrar a doutrina pelos Estados Unidos e por outros 60 países, reunindo um total de 22 mil adeptos.

Tudo havia começado no verão de 1922, numa grande tenda em Oakland, Califórnia, Estados Unidos, onde o Espírito Santo de Deus manifestou-se com muito poder. A grande tenda que acomodava oito mil pessoas, estava superlotada, e mais uma grande multidão permanecia ao seu redor.

Muitos tinham vindo de longe, e todos os corações estavam famintos da Palavra de Deus. Nesta noite, pregando sobre a visão do profeta Ezequiel (1,28), Aimée teve uma intuição:

Os quatros animais representariam quatro títulos de Jesus Cristo. Sim, o homem significa o Salvador, o leão, o batizador, o vitelo, o médico, e a águia, o Rei que voltará. Aimée exclamou: "Este é um momento de alta inspiração.... É o Evangelho Quadrangular!”

No Brasil Aimée Semple McPherson e sua Igreja foram trazidas por Harold Willians e Raymond Boatright, em 1951. Ela foi atraindo muitas pessoas pela sua linguagem simples.

Começaram as pregações em São João da Boa Vista, São Paulo e mais tarde se estabeleceram na capital do Estado.

Hoje, o número de membros da Igreja do Evangelho Quadrangular em todo o mundo chega a quase 4 milh~es de participantes em mais de 26 mil igrejas em 107 países. Até o final de 1999, havia 38 mil ministros e obreiros para realizar as obras assistenciais, dar auxílio econômico e ajudar pessoas a obter empregos, além do trabalho evangelístico.


TOPO



IGREJA METODISTA WESLEYANA

Igreja Metodista Wesleyana foi fundada no dia 5 de janeiro de 1967 em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Esta Igreja é fruto do que é chamado por seus seguidores de “avivamento espiritual”. Na década de 60 alguns pastores foram afastados da Igreja Metodista por assumir uma postura diferente, por isso decidiram se unir e formar a Igreja Metodista Wesleyana, que tem vida própria. Os fundadores da Igreja Wesleyana foram os pastores: Waldemar Gomes de Figueiredo, Gessé Teixeira de Carvalho, Francisco Teodoro Batista, Idelmício Cabral dos Santos e José Moreira da Silva.

Atualmente com 70 mil membros a Igreja Metodista Wesleyana tem 400 igrejas em todo o Brasil.


TOPO



IGREJA PENTECOSTAL BRASIL PARA CRISTO

Igreja Pentecostal Brasil para Cristo realizou seu primeiro culto no dia 3 de março de 1956 sob a liderança do missionário Manoel de Mello e Silva.

O evento aconteceu no bairro de Pirituba, São Paulo, debaixo de uma lona de circo. Este local foi na mesma data incendiado e destruído por opositores.

Em 1958, o missionário Manoel de Mello e Silva começou a fazer pregações num tabernáculo de madeira e em 1960 passou a realizar seus cultos num grande depósito na rua Tuiti, ainda na capital paulistana.

Para expandir o espaço da Igreja, ele deu início à construção do Templo da Pompéia, considerado na época o maior templo evangélico do mundo.

No final da década de 70 o missionário chegou a reunir até 200 mil pessoas no referido templo.


TOPO



IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR

Igreja Pentecostal Deus é Amor nasceu a partir de uma visão do missionário David Martins Miranda em 1962. Ele ouviu uma voz enquanto orava em seu quarto: “Meu servo, não temas as lutas, pois te escolhi e grande obra tenho a fazer por teu intermédio, muitos se levantarão contra ti, mas não prevalecerão, aqueles que forem contigo, eu serei com eles, mas aqueles que forem contra ti eu serei contra eles , por isso não temas as lutas e perseguições, porque grande obra eu tenho a fazer por teu intermédio. eu, enviarei povos e nações para que através de ti, ele sejam curados por mim”.

Ele sentiu que para realizar esta obra era necessário fundar uma igreja. Buscou por muito tempo uma inspiração que pudesse revelar um nome para esta Igreja. Depois de vinte e um dias, num segundo contato com Deus, no dia 3 de julho de 1962, esse nome lhe foi revelado: Igreja Pentecostal Deus é amor! Hoje a sede mundial desta Igreja fica na avenida do Estado, capital paulistana.

Existem atualmente 8 mil templos espalhadas pelo Brasil e por mais 136 países.


TOPO



IGREJA SARA NOSSA TERRA

Igreja Sara Nossa Terra foi fundada pelo Bispo Robson Lemos Rodovalho, na cidade de Goiânia, estado de Goiás, Brasil. Presente em 21 estados brasileiros, possui mais de 250 comunidades espalhadas por todo o país, inclusive no exterior.

No ano de 1992, o bispo mudou-se para Brasília-DF, Brasil, e dois anos depois, a comunidade adotou o nome de Ministério Sara Nossa Terra.

A coordenação da igreja é feita pela Federação Nacional Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, através do Conselho de Bispos ou Conselho Diretor.

Atua mais fortemente nos lares, através de células, como se fossem comunidades de base.

Seus templos, em geral, funcionam em antigos cinemas, teatros e até em condomínios.

Normalmente realiza cultos temáticos, dando ênfase à quebra da maldição e ao valor da graça de Deus.

Possuem um programa de TV e o jornal Sara Nossa Terra.

TOPO



IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Fundada no dia 9 de julho de 1977 pelo bispo Edir Macedo, no Rio de Janeiro, a Igreja Universal do Reino de Deus, nasceu do movimento neopentecostal, que se baseia na manifestação carismática do Espírito Santo. Este movimento promove grande concentração de pessoas, reforça com veemência uma mudança de vida radical, se utiliza fortemente da oratória e dos Meios de Comunicação de Massa.

Naquele tempo, Edir Macedo abriu uma porta desejando ensinar “o povo a ter fé num Deus vivo”. Sem condições para alugar um imóvel, passou a realizar reuniões num coreto do jardim do bairro do Méier. Os cultos eram freqüentados de tal maneira que, lentamente, motivaram o aluguel dos primeiros espaços.

Dos cinemas, as reuniões passaram a ser realizadas em uma loja, que fora uma antiga funerária, no bairro da Abolição, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Naquela época, a divulgação era feita por dez obreiros. Eles colavam folhetos de evangelização nos postes e convidavam as pessoas a participarem dos cultos.

Cruzada do Caminho Eterno, Igreja da Bêção e, finalmente, Igreja Universal do Reino de Deus são os nomes utilizados na formação da atual Igreja.

A IURD crescia muito rapidamente. O barracão de uma antiga fábrica de móveis na avenida Suburbana parecia ser o local ideal. O galpão se tornou o grande Templo da Abolição com capacidade inicial para 1.500 fiéis. Logo, foi preciso ampliar a capacidade para duas mil pessoas. O próprio Macedo testemunha sempre a respeito: “quando alugamos o galpão, isto foi considerado um gesto louco, pois o aluguel do imóvel era muito caro”.

Essa ousadia, entretanto, contribuiu para fazer da Universal o que ela é hoje: uma Igreja que não pára de se expandir.

Os planos para a Igreja sempre foram grandes. Já nas pregações realizadas desde o coreto do Méier, ele costumava dizer que a Universal tinha por “objetivo pregar o evangelho aos quatro cantos do mundo e, para isso, seria necessário usar os meios de comunicação”.

Determinado e com total liderança, Macedo conseguiu, por intermédio da TV, do rádio, livros, jornais, revistas e filmes que a IURD tem produzido.

Inicialmente O despertar da fé com 15 minutos de duração, foi transmitido pela Rádio Metropolitana. Em seguida, o programa foi veiculado na extinta TV Tupi, canal 6, no Rio de Janeiro, passando a ser retransmitido em São Paulo e nos demais estados. Depois, a Igreja alugou alguns espaços e assumiu a direção de outras emissoras, criando uma rede de rádios e TVs que divulgavam o seu trabalho.

Os obreiros daquele tempo, muitos deles, hoje bispos, pernoitavam na Igreja. Ao amanhecer, bem cedo, já estavam de prontidão à espera dos que chegavam em busca de apoio e orientação espiritual.

A primeira campanha de prosperidade aconteceu quando, certo dia, o então pastor Macedo ficou preocupado porque o povo não estava sendo abençoado financeiramente. Depois de orar, pediu que alguém escrevesse um pedido e separasse 12 toalhas e 12 bacias com água. Doze obreiros foram escolhidos para ajudar. Essa corrente passou a ser realizada todos os sábados. Na primeira vez, apenas metade do templo ficou cheia. Na segunda, a Igreja ficou quase lotada e, na terceira, os lugares já eram disputados. As ofertas foram dadas espontaneamente pelas pessoas e muitas obtiveram bênçãos financeiras.

A abertura da segunda IURD, a de padre Miguel, transformou um simples casebre num verdadeiro "barracão da fé". Depois foram abertas as igrejas do Grajaú, Inhaúma, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e muitas outras.

Hoje ela está presente em todo o Brasil.

Inauguram-se, em média, mais de três igrejas por domingo. Sabe-se apenas que até 1998, existiam mais de três mil templos espalhados pelo país inteiro.

Diante desse crescimento a Igreja resolveu, além de inaugurar mais templos e ampliar os já existentes, construir catedrais nos estados, para que funcionassem como sedes. Em São Paulo, além da Catedral da Fé em Santo Amaro, Zona Sul, outras nove catedrais foram construídas em diferentes áreas, incluindo a região metropolitana e o interior. É, entretanto, no Rio de Janeiro que está localizada a maior catedral do Brasil, sede mundial da igreja, o Templo da Glória do Povo de Israel.

No exterior

A primeira IURD no exterior, a Universal Church, foi fundada nos Estados Unidos, em julho de 1980, num amplo galpão em Mount Vermont, Nova Yorque, pelo próprio bispo Macedo. Dali, partiu para Manhattan, Brooklyn e outros bairros nova-iorquinos, atingindo outras cidades e estados norte-americanos.

Só na Califórnia, a Igreja conta com dezenas de templos. Em Los Angeles foi inaugurada a Catedral da Fé (onde funcionou o Million Dollar Theater) com capacidade para 2.500 pessoas.

Ainda na América do Norte, ela se expandiu para o Canadá e México. Quase todos os países das América Latina, Central e Caribe possuem templos: Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, República Dominicana, Guatemala, El Salvador, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Equador e outros.

Na Europa, a Universal começou em Portugal. Logo se expandiu para a Espanha, França, Inglaterra e Itália. As transformações ocorridas no cenário político, após a queda do muro de Berlim, proporcionaram a sua entrada também na Alemanha unificada. A abertura do Leste Europeu e o fim do comunismo permitiram o acesso à Rússia e Romênia.

Na Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, a IURD vem conquistando o seu espaço.

O continente africano, considerado um dos mais carentes, conheceu o trabalho da Igreja Universal a partir de 1992. A primeira igreja foi aberta em Johannesburg, África do Sul. Hoje ela está em angola, Moçambique, Cabo Verde, Quênia, Lesoto, Guiné Bissau, Costa do Marfim, Malawi, Uganda etc.

Mesmo enfrentando conflitos locais, guerras civis, fome, miséria e tragédias naturais, esta Igreja além da evangelização mantém obras assistenciais. o Help Centre, na África do Sul, distribui alimentos, roupas e fornece ajuda para a população carente.

Na Ásia, a IURD está presente no Japão, Índia e Filipinas, mantendo trabalhos sociais e cumprindo a tarefa de evangelizar. Ela chegou ao ano 2000 atuando em mais de 70 países.


TOPO



IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA

A origem mais remota da Igreja Cristã Evangélica remonta-se ao interesse de um pequeno grupo de crentes (protestantes, partidários da Reforma de Martinho Lutero em outubro de 1517) da cidade de Toronto (Canadá), que se organizaram em 31 de março de 1895 para um Concílio Missionário de evangelização da América do Sul.

Dois rapazes se sentem chamados para esta obra, mas não têm dinheiro para pagar as passagens para vir para cá, e embarcam rumo à Inglaterra em um navio cargueiro cheio de gado que seguia para a Europa. Seu objetivo era o de despertar os evangélicos ingleses para a obra missionária na América do Sul.

Um desses rapazes chamado Linton, quando estava em Liverpool, encontra-se com Bryce Ranken, um jovem recentemente nomeado secretário da Associação Cristã de Moços. Linton consegue ganhar Bryce para a obra sul-americana e os dois viajam juntos para cá, deixando na Inglaterra fiéis cristãos interessados em manter o trabalho na América do Sul.

Homem preparado por Deus para o cargo de liderança, Ranken é convidado e aceita organizar a Missão Evangelizadora da América do Sul, cuja sede seria na Argentina. De passagem para Buenos Aires, ele fica alguns dias no Brasil e gosta tanto que providencia a transferência da sede para São Paulo, em 1904.

Na cidade de São Paulo já havia um trabalho independente, fundado pelo missionário Young que, tendo contraído tuberculose, estava necessitando de um obreiro para substituí-lo. Em 1o de janeiro de 1905 Ranken assume tudo: reorganiza a missão, dinamiza a pequena igreja em São Paulo e prepara uma administração mais eficiente. Em 1911 nasce a União Evangélica Sul Americana (UESA) que consegue fortalecer pequenas missões de origem britânica organizando-as em uma só entidade.

Em 1915 o casal Ranken (Rev. Bryce W. Ranken e Da Elizabeth Ranken) vêm para nossa cidade, onde fundam a Egreja Christã Evangélica de São José dos Campos no dia 03 de setembro. Da Elizabeth falece em 25 de maio de 1916 e, com a morte da esposa, Rev. Ranken deixa a cidade, e assume seu lugar o Rev. Artur Lino Tavares.

Entre 1924 e 1925 o Rev. Ranken decide construir o templo atual da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, em estilo inglês de arquitetura - quando também foi erguido, em São Paulo, o templo da Igreja Cristã Paulistana. O material era, em parte, importado da Inglaterra e vinha para a obra das duas igrejas simultaneamente.

A pedra fundamental do templo é lançada a 27 de outubro de 1924, por ocasião do pastorado do Rev. Acácio Gideão Coutinho. Uma série de conferências entre 21 e 25 de junho do ano seguinte oficializaram a inauguração do novo templo.

A fundação da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos foi o marco inicial do trabalho evangélico nesta cidade. Dela foram formadas mais de sete Igrejas Cristã Evangélicas em São José dos Campos, além de tantas outras de várias denominações. Esse pioneirismo levou esta Igreja a ser a primeira a enfrentar e quebrar os preconceitos da cidade para com os evangélicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário